Onde Estamos
Realidade PRESSE
O PRESSE abrange toda a região Norte, integra os planos de ação de todos os Agrupamentos de Centros de Saúde e está a ser aplicado em cerca de 80% dos Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas. O PRESSE está também presente numa comunidade escolar de Minas Gerais no Brasil, com as devidas adaptações à realidade brasileira, reservando-se as suas premissas fundamentais, direitos e após pedido expresso à ARS Norte I.P..
Gestão PRESSE Local
A gestão local do PRESSE é da responsabilidade dos Gestores PRESSE Locais (GPL) que exercem funções na Unidade de Saúde Pública de cada um dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da ARS Norte, I.P. e que, no âmbito do Programa de Saúde Escolar, apoiam a sua implementação.
São responsabilidade do GPL:
- Efetuar proposta de inclusão do PRESSE nas Escolas do seu ACES, no ano letivo anterior à implementação e mediar o processo de candidaturas.
- Estabelecer contacto com as e-PRESSE e disponibilizar toda a informação, apoio técnico, materiais produzidos e fornecidos pelo gt-PRESSE, no início de cada período letivo para garantir e apoiar a implementação do programa.
- Disponibilizar os instrumentos de monitorização e avaliação do programa às e-PRESSE e devolvê-los ao gt-PRESSE.
Operacionalização do PRESSE
A operacionalização do programa é assegurada pela equipa PRESSE (e-PRESSE), uma equipa multidisciplinar, constituída por: 2 profissionais da saúde escolar (médicos e/ou enfermeiros), pelo professor coordenador de educação para a saúde e, se possível, por um psicólogo a desempenhar funções na saúde e/ou na educação.
São responsabilidades da e-PRESSE:
- Assistir à formação inicial ministrada pelo gt-PRESSE para todos os profissionais das e-PRESSE (Duração 35 horas).
- Adequar o programa regional à situação local e assegurar a necessária articulação entre os elementos da saúde e os elementos da educação pertencentes à e-PRESSE.
- Formar os professores diretores de turma, titulares de turma e outros professores.
- Definir a carga horária (mínimo 25 horas), conteúdos e formadores e formar os professores, de acordo com as necessidades locais.
- Implementar o programa, preferencialmente em todos os níveis de ensino.
- Monitorizar as atividades desenvolvidas, através dos instrumentos disponibilizados pelo PRESSE.
- Avaliar as atividades desenvolvidas, através dos instrumentos disponibilizados pelo PRESSE.
- Comunicar ao gt-PRESSE, no prazo de 15 dias úteis, qualquer alteração relativa à implementação do programa no Agrupamento de Escolas/ Escola Não Agrupada.
- Articular com o GPL, caso considerem necessário apoio para resolução de problemas inerentes à implementação do programa.