Os presse-books são documentos oficiais do PRESSE a serem utilizados exclusivamente no contexto da sua operacionalização. São manuais digitais simples e sucintos, destinados aos profissionais com formação PRESSE.
Esclarece acerca das bases conceptuais do programa, das suas medidas operacionais e recursos pedagógicos, com vista a facilitar a intervenção em contexto de saúde escolar. Este documento, cujos conteúdos programáticos inspirados nas orientações da UNESCO e adaptados à realidade do nosso país, pode também ser relevante para Diretores de Agrupamentos de Escolas e de Escolas não Agrupadas, Diretores de Centros de Formação de Professores(as), bem como outros responsáveis por desenhar os currículos escolares no âmbito da promoção da saúde, sempre em articulação com a saúde escolar.
Destinado a profissionais de educação com formação PRESSE que trabalham diretamente com alunos(as), em contexto de sala de aula.Para facilitar a sua aplicação, encontra-se subdividido, por separadores, em 8 Áreas Temáticas, de igual importância e interrelacionadas, que se reforçam mutuamente.
Os presse-books 2º nível são materiais criados para responder a necessidades específicas de intervenção em educação da sexualidade, identificadas pelas equipas de intervenção local.
Criado para apoiar profissionais de saúde escolar que operacionalizam o PRESSE junto de alunos(as) com diversidade funcional.
Criado para combater um problema de Saúde Pública muito sério, revestido de contornos muito específicos: a violência sexual sobre crianças e adolescentes, uma matéria que mereceu formação PRESSE 2º nível e respetivos materiais.