O que é o PRESSE?
O PRESSE é o Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar, promovido pela ARS Norte, I.P., inserido na área funcional e Promoção e Proteção da Saúde, do Departamento de Saúde Pública. O PRESSE apoia a implementação da educação sexual nas escolas de uma forma estruturada e sustentada, envolvendo um trabalho conjunto entre profissionais de saúde escolar e professores. É um programa implementado em escolas públicas e privadas da região Norte, em parceria com a DGEstE Norte inserido nos projetos educativos dos currículos das escolas. O PRESSE assenta na metodologia de projeto e na intervenção interdisciplinar.
É um programa ímpar, com marca registada, cujas características de diferenciação são a estrutura e a sustentabilidade bem como o apoio permanente aos profissionais de saúde e educação que o aplicam.
Finalidades
- Contribuir para a diminuição de comportamentos de risco e para o aumento dos fatores de proteção em relação à sexualidade, dos alunos da região Norte.
- Contribuir para a inclusão nos projetos educativos e nos currículos das Escolas da região Norte, de um programa de educação sexual estruturado e sustentado.
População-alvo
O PRESSE tem como população-alvo alunos e professores do 1º, 2º, 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário, envolvendo também pais, encarregados de educação, pessoal não docente e restante comunidade possuindo todos estes atores um papel ativo no desenvolvimento deste programa.
Medidas de Intervenção
O PRESSE apresenta-se como uma resposta facilitadora de todo o processo de implementação da Educação Sexual através das seguintes medidas de intervenção definidas regionalmente e aplicadas localmente:
- Formação de profissionais de saúde escolar (médicos e enfermeiros) professores e psicólogos em sexualidade humana, educação sexual e metodologias pedagógicas.
- Disponibilização de recursos pedagógicos e outros materiais que facilitam a aplicação dos conteúdos curriculares em educação sexual previstos para os vários níveis de ensino.
- Promoção de iniciativas de complemento curricular que contribuem para dinamização da educação sexual nas escolas tais como: concursos, exposições, teatro-debate, entre outras.
- Apoio à implementação de Gabinetes de Informação e Apoio no âmbito da educação para a saúde e educação sexual.
- Apoio à intervenção com famílias dos alunos das escolas PRESSE.
A Educação Sexual integra as componentes prioritárias da Educação para a Saúde em Saúde Escolar. O PRESSE preconiza um modelo abrangente para o desenvolvimento curricular em Educação Sexual, envolvendo diversos conteúdos.
O PRESSE privilegia os professores enquanto dinamizadores das sessões com alunos, com a participação ativa destes, através de metodologias ativas e participativas em educação sexual. As sessões PRESSE são estruturadas de acordo com objetivos e conteúdos previstos para os diferentes níveis de ensino.
Produção, implementação, monitorização e avaliação
Entendendo a Educação Sexual como uma importante dimensão da promoção e proteção da saúde e do processo global de educação, o Departamento de Saúde Pública da ARS Norte, I.P., dispõe de um grupo de trabalho multidisciplinar com formação e experiência relevantes nesta área que estrutura, produz, executa, monitoriza, avalia e apoia a implementação do PRESSE.
Constituição do gt-PRESSE: