REDE SOCIAIS: WHATSAPP, FACEBOOK, INSTAGRAM
A ação para o segundo e terceiro ciclos está planeada, maioritariamente, para o contexto digital, pois consiste num GIF acompanhado de uma mensagem, que é enviado pela rede social WhatsApp aos alunos influentes (delegados de turma, presidentes associativos de estudantes), que por sua vez, disseminarão a mensagem pelos seus contactos.
O GIF que acompanha a mensagem, demonstra a mudança de um Emoji angelical para um Emoji diabo, deixando claro que nem tudo o que parece é. Aos alunos influentes que serão escolhidos para disseminar a mensagem é entregue uma braçadeira de embaixador e uma missão: “Combater a violência sexual” e terão como objetivo alertar o maior número de amigos. Como prémio pela sua participação, os capitães deste projeto receberão um diploma por parte do PRESSE. CAPITÃO PRESSE (benefício para o promotor – enriquecimento do curriculum). Pelo Instagram serão partilhadas as várias reações dos alunos e pelo Instastories feitas várias publicações com o que é considerado abuso ou não. No Facebook do PRESSE estará o GIF como cover da página e um post explicativo.
Mecânica da ação:
As equipas do programa PRESSE terão de identificar os alunos influentes das várias escolas e turmas, fazendo uma reunião prévia na qual entregam as braçadeiras, a missão e dão a conhecer o objetivo desta ação. Os influenciadores terão de criar grupos de WhatsApp e espalhar a mensagem.
COMUNICAÇÃO OFF LINE
As escolas que não recomendam a utilização de telemóveis podem projetar o GIF
em sala de aula e dinamizar um debate de análise do Gif mediado pelos professores PRESSE.
Descarregar GIF «Nem tudo o que parece é»
Descarregar Braçadeira Capitão PRESSE
Descarregar Diploma de Capitão PRESSE
Descarregar ficheiro de Apresentação da iniciativa 2º e 3º ciclo